Você sabia que corre alto risco de ter um AVC enquanto lava o seu cabelo no salão?

Você sabia que corre alto risco de ter um AVC enquanto lava o seu cabelo no salão? Você já saiu do cabeleireiro com uma baita dor no pescoço por causa da posição durante a lavagem?
Alguns salões já possuem lavatórios mais modernos, que permitem que você fique deitada, sem ter que jogar a cabeça muito para trás, mas a maioria ainda usa o modelo mais antigo, que causa dor.
O problema é que as consequências da postura desajeitada vão muito além de um incômodo.
A norte-americana Elizabeth Smith teve um AVC e culpa o salão de beleza pelo derrame.
E pasme, esse desfecho é bem mais comum do que se imagina. Entenda a seguir.
Derrame após lavagem de cabelo no salão, entenda o que aconteceu:
A californiana Elizabeth Smith está processando o salão de beleza que costumava frequentar.
Em entrevista ao canal ABC News, ela alega que a hiperextensão da coluna cervical, o pescoço, durante a lavagem do cabelo causou uma lesão em sua artéria vertebral, importante vaso sanguíneo responsável por levar sangue ao cérebro.
Duas semanas depois, Elizabeth passou a sentir fraqueza no braço e na perna esquerdos e teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Atualmente ela tem diminuição das habilidades motoras da mão esquerda, andar instável e a visão de seu olho esquerdo é prejudicada.
Segundo ela, ainda há em seu cérebro um coágulo sanguíneo que pode causar mais danos.
Ainda de acordo com a ABC News, o salão de cabeleireiro alegou à justiça que não houve negligência.
Que Elizabeth “falhou em exercer qualquer nível de cuidado com a própria segurança e, como consequência, causou seu próprio prejuízo”.
Lavar cabelo no salão pode mesmo causar AVC?
O caso de Elizabeth não é o único do tipo. A ocorrência de AVC após a lavagem de cabelo no salão já é conhecida dos médicos e tem até nome próprio: síndrome do salão de beleza.
O problema pode acontecer de duas maneiras diferentes.
Na primeira delas, a artéria vertebral, que passa por dentro do canal vertebral, é comprimida quando a cabeça é jogada para trás, causando a diminuição da chegada de sangue ao cérebro.
Esse processo é mais comum em pessoas idosas, pois o canal vertebral pode estar mais estreito e com calcificações nessas pessoas.
O AVC pode acontecer em consequência da compressão da artéria vertebral, que passa através das vértebras.
O segundo mecanismo é a lesão da artéria vertebral pela compressão causada pela extensão do pescoço.
A cicatrização do vaso machucado pode causar a formação de coágulos, que viajariam pela corrente sanguínea até o cérebro e causariam um AVC.
Esse processo é o que Elizabeth acredita que tenha acontecido com ela.
Segundo estudos, a posição de hiperextensão cervical também pode causar dor e tontura.
Como evitar:
O ideal é não jogar a cabeça muito para trás na hora da lavagem e, para isso, você pode procurar salões com lavatórios que permitam que você fique deitado.
Outra opção é fazer um apoio com toalha e posicioná-lo na nuca. Caso nenhuma dessas soluções seja possível, lave o cabelo antes de ira ao salão.