
Fique atenta com a cor da sua menstruação, um sangramento de coloração mais escura muitas vezes preocupa a mulher.
Mas, na maioria das vezes, é normal.
A coloração escurecida do sangue, mais marrom do que vermelho, tem relação com a quantidade de sangue e a velocidade com que o este sai do útero e chega ao ambiente externo.

Então, quando sangramos em menor quantidade, esse sangue demora mais para chegar ao exterior do corpo e ao longo do caminho vai escurecendo.
Isso é comum no começo do fluxo menstrual de cada mês e no final.
Algumas mulheres que usam anticoncepcionais e passam a sangrar em menor quantidade por efeito do hormônio podem menstruar apenas poucos dias com sangue mais escuro. Isso não é problema.
Agora acho que vale a pena falarmos um pouco do que consideramos sangramento uterino anormal, porque é uma queixa ginecológica comum, corresponde a um terço das consultas a ginecologistas.
Pode ser causada por uma ampla variedade de doenças ou relacionada com o uso de medicamentos.
As causas mais comuns em mulheres não grávidas são problemas do útero (por exemplo, miomas, pólipos endometriais, adenomiose).
Além de questões hormonais como a anovulação, distúrbios da coagulação do sangue, ou até câncer.
Não podemos esquecer do escape, situação que acontece quando a mulher que usa anticoncepcional sangra no meio da cartela.
Isso pode acontecer durante a fase de adaptação da medicação, mas em alguns casos, é preciso rever a dose.
A importância de cuidar de mulheres com sangramento uterino anormal relaciona-se com o grande impacto na qualidade de vida, produtividade e utilização de serviços de saúde por essas mulheres.
Mas o que é sangramento uterino anormal?
Qualquer mudança na quantidade, duração ou periodicidade da menstruação para mais ou para menos.
Também sangramentos não relacionados ao ciclo menstrual, ou seja, sangramentos a qualquer momento, relacionados a relações sexuais ou não.