Os 16 Alimentos que Ajudam a Tratar Gastrite
Os Alimentos que Ajudam a Tratar Gastrite são uma forma natural de tratar essa doença. Além disso, A dieta para a gastrite e úlcera é parte fundamental do tratamento, uma vez que permite descansar o sistema digestório, evitando a piora dos sintomas.
Assim, é recomendado que o paciente dê preferência para uma alimentação rica em legumes, fruta, carne branca e peixe pre parados com poucos condimentos e sem molhos. De acordo com dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia, cerca de 70% da população brasileira é portadora da H.pylori.
Bactéria que pode causar gastrite crônica. Infelizmente, no entanto, o Brasil não está sozinho nesta estatística, já que dois bilhões de pessoas ao redor do mundo sofrem com alguma forma de inflamação do estômago.
O que é Gastrite?
A gastrite é um termo utilizado para descrever uma série de condições que têm em comum a inflamação da mucosa (parede) do estômago. Quando ocorre de maneira súbita, a gastrite é chamada de aguda, e quando os sintomas se acumulam ao longo do tempo, é denominada gastrite crônica.
A gastrite pode ser causada por diversos fatores, entre eles a atuação da bactéria H.pylori, doenças autoimunes, uso prolongado de anti-inflamatórios, café e outras bebidas acidificantes em excesso, estresse, refluxo da bile e excesso de álcool. Para Tratar Gastrite crônica não é nada fácil.
Um em cada sete brasileiros está infectado com a H.pylori, bactéria que se aloja no estômago e não é afetada pela acidez do órgão. A presença da bactéria no estômago não significa desenvolvimento da doença, mas quando combinada com maus hábitos alimentares e outras condições estressantes para o estômago, a H.pylori pode se proliferar.
A Importância da Alimentação:
A dieta pode ser tanto uma grande vilã como a principal aliada de quem sofre com gastrite. Uma dieta para Tratar Gastrite com uma alimentação equilibrada irá garantir que o organismo se mantenha saudável e que o sistema imune esteja fortalecido para combater as inflamações estomacais.
E, tão importante quanto evitar uma série de alimentos que pode agravar o quadro inflamatório, é incluir na dieta opções que podem acelerar o processo de cicatrização. Confira abaixo quais são esses alimentos para Tratar Gastrite e como incluí-los no cardápio de sua dieta.
Alimentos que Ajudam a Tratar Gastrite:
1. Geleia Real:
A secreção produzida por abelhas jovens é rica em sais minerais, lipídios, aminoácidos e vitaminas, sendo indicada na dieta para Tratar Gastrite graças ao seu potencial cicatrizante e antibactericida.
2. Couve Manteiga:
A couve é um dos melhores alimentos para Tratar Gastrite, pois possui ação cicatrizante e atua na regeneração da mucosa estomacal. A couve manteiga também contém carotenoides e bioflavonóides que combatem as inflamações e podem ajudar na prevenção do aparecimento do câncer.
Veja Também: Os 15 Remédios Caseiros Para Gastrite
2. Chia:
Ao entrar em contato com água ou outro líquido no estômago, a chia se transforma em um gel, que protege a parede do estômago contra a ação do ácido clorídrico. A sementinha também tem ação anti-inflamatória e aumenta o bolo alimentar, ajudando no controle das porções consumidas durante as refeições. E quanto menor a quantidade de alimentos, menor será a secreção de ácidos pelo estômago.
3. Hortelã e Alecrim:
Os chás dessas ervas são poderosos aliados da boa digestão. A nutricionista Carla Fiorillo conta que eles também são calmantes digestivos, já que diminuem a acidez do estômago. Com isso, eles atenuam azias, gases e cólicas. Para um efeito mais satisfatório, o ideal é que eles sejam tomados 30 minutos antes das refeições.
4. Alimentos com lactobacilos
Às vezes, a gastrite mata as bactérias boas do estômago e, e sem elas, o tecido não se recupera. Por isso, a reposição dos lactobacilos é importante para povoar o estômago com bactérias benéficas e, assim, para Tratar Gastrite. Lactobacilos são encontrados em iogurtes e, até mesmo, vendidos em pó.
Veja Também: Os 12 Alimentos que Ajudam a Perder Peso
5. Biomassa de Banana Verde:
Produzida a partir da fruta cozida, a biomassa de banana verde possui um tipo de amido (conhecido como resistente) que não é digerido pelo organismo. Ao chegar ao intestino, esse amido constitui-se em um excelente probiótico, estimulando o crescimento de bactérias benéficas ao sistema digestivo.
Veja Também: O Que Acontece Se Você Comer 2 Bananas Por Dia Durante 1 Mês
6. Folhas Verdes Escuras:
Além da couve, o espinafre, brócolis, rúcula e outras folhas escuras também não podem faltar na dieta para Tratar Gastrite, pois são boas fontes de ferro e das vitaminas A, C, K, nutrientes que atuam na cicatrização da gastrite e das úlceras estomacais.
7. Pera:
Graças à vitamina B1, B2 e B3, vitamina A e C e fibras, a pera é uma das frutas mais recomendadas para os problemas de gastrite, já que se encarrega de regular o sistema nervoso e o aparelho digestório.
8. Mamão:
O mamão é uma das frutas mais importante por seu conteúdo de vitaminas B1, B2, A e C, e sua riqueza de minerais como magnésio, ferro, enxofre e potássio. O mamão é uma das principais frutas que ajudam uma boa digestão, além disso, é benéfico para a pele, cabelo, ossos e para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Veja Também: As 15 Receitas Detox Para Secar a Gordura Abdominal!
9. Banana:
É uma das frutas que contém mais níveis de fibra, é pobre em gorduras e em proteínas, mas é uma fonte de energia e ajuda a acelerar a digestão tendo um efeito laxante. Além disso, por sua riqueza em zinco, ajuda a fortalecer o cabelo combatendo a queda.
10. Suco de Aloe Vera:
Também conhecida como babosa, a Aloe Vera tem atuação cicatrizante e pode ajudar a curar a irritação e até mesmo as feridas estomacais. É possível encontrar o suco já pronto em casas de produtos naturais.
Veja Também: Os 10 Remédios Caseiros Para Boca Seca!
11. Caldo de Feijão:
Embora o grão do feijão deva ser evitado por causa da fermentação que provoca, o seu caldo pode ser aproveitado. Além de ele ser facilmente digerido, você pode aproveitar os nutrientes que o feijão oferece e ainda matar a vontade, já que o gosto do caldo não se modifica quando separado do grão. Sopas de legumes e canjas também estão liberadas.
12. Bolachas Água e Sal:
Uma boa dica é comer bolachas de água e sal ou maisena (nada de bolachas recheadas, pois são muito gordurosas) e frutas nos intervalos das refeições, para evitar que o estômago fique vazio (já que, quando vazio, o suco gástrico corroerá suas paredes, agravando a ferida).
13. Coco:
Destacado pelos seus altos níveis de magnésio, fósforo, cálcio e potássio, o coco está entre as frutas que mais possuem nutrientes como a fibra, que traz uma melhora no trânsito intestinal, e como a banana, atua como um leve laxante que simplesmente busca limpar o organismo.
Veja Também: As 10 Receitas Caseiras Para Eliminar a Sinusite!
14. Pêssego:
Esta doce e deliciosa fruta possui bastantes qualidades saudáveis, atua como um agente diurético e laxante. O pêssego contém vitaminas A, C e E, as quais ajudam a prevenir doenças como o Alzheimer, catarata e o câncer.
15. Maçã:
Devido a um composto chamado Pectina, a maçã ao fazer contato com a água forma um gel no corpo que ajuda a proteger o intestino. Se seu caso não é de prisão-de-ventre, e sim de diarreia (já que na gastrite as duas se manifestam frequentemente) esta fruta cumpre a função de absorver os líquidos, o que faz com que as fezes se solidifiquem.
Veja Também: As 4 Receitas com Vinagre de Maçã Para Tratar a Sinusite!
16. Peixe e Frango:
As duas opções de carne branca não podem ser com gorduras. E, de preferência, têm que ser cozidos, refogados ou grelhados e NUNCA fritos. Carnes vermelhas também podem ser adicionadas ao cardápio, porém, se tiverem menor quantidade de gordura, como patinho, coxão mole e lagarto.
O conteúdo deste artigo foi extraído do Receitas Caseiras que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.