Scroll Top

Vídeo Revela: Como Conquistar o Homem dos seus Sonhos e se Tornar uma Mulher IRRESISTÍVEL.

Coloque o seu e-mail:

Curiosidade

Ratos Heróis Farejam Minas Terrestres e Salvam Vidas na África

Gostou do post? Avalie!

Os ratos são normalmente classificados como pestes, mas também podem ser heróis. A APOPO, uma ONG belga que treina ratos para farejar minas terrestres e infecções de tuberculose que o diga. Desde 2006, seus animais trabalham em campos minados em Moçambique, livrando o país de mais de 13.000 minas e recuperando mais de 11 milhões de metros quadrados de terra. Os animais também já analisaram com precisão um quarto de um milhão de amostras de sangue para infecções de tuberculose.
Ratos Heróis Farejam Minas TerrestresA IDEIA: Bart Weetjens, fundador da APOPO, teve a ideia de treinar ratos décadas atrás, quando era um estudante na Universidade de Antuérpia. Ele teve roedores de estimação quando era menino, então sabia que esses animais eram muito treináveis, sociáveis e inteligentes.

Weetjens queria usar sua experiência com roedores para encontrar uma resolução para o problema das minas terrestres. “Eu estava procurando por uma solução adequada que as comunidades mais pobres pudessem usar, sem conhecimento e tecnologia estrangeira”, disse.

Depois de uma pesquisa considerável, Weetjens descobriu que os ratos gigantes africanos eram bons farejadores. Embora comumente considerados uma praga em muitas partes subsaarianas do continente, se provaram uma solução perfeita, por causa de sua inteligência e extraordinário sentido de olfato. Os ratos africanos foram fáceis de treinar e custou cerca de 6.900 dólares para habilitar cada um, o que é muito mais barato do que usar seres humanos ou cães.

Os bichos são muito mais rápidos também: enquanto humanos com detectores de metais levariam cinco dias para procurar minas em 200 metros quadrados de terra, os ratos podem fazer o mesmo em 20 minutos. Por fim, eles são pelo menos um quilo mais leves que o peso mínimo necessário para ativar as minas por pressão.
Ratos Heróis Farejam Minas Terrestres-2RATOS CONFIÁVEIS: A APOPO cuida bem de seus ratos heróis. Houve zero mortes até agora no cumprimento do dever. Protetor solar é aplicado para prevenir o câncer de pele e, uma vez que um rato fica velho demais para trabalhar, é aposentado.

O gerente de treinamento da APOPO, Abdullah Mchomvu, disse que teve medo no começo, mas hoje não tem nenhum problema em pisar em um campo minado. “Se os ratos entram em uma área e não encontram nada, me sinto confiante em ir lá”, conta. De acordo com Tim Edwards, chefe de formação e investigação comportamental da APOPO, é importante que os ratos sejam confiáveis. No caso raro de um se revelar difícil de treinar, é removido do programa de treinamento, mas continua como companheiro para o resto dos ratos.

Os roedores podem ter personalidade variadas, mas o ideal é um bom equilíbrio entre um rato que é fácil de lidar, mas também ativo e agressivo o suficiente para encontrar as minas. Para garantir esses resultados, os animais são cruzados a partir de machos de alto desempenho e fêmeas selvagens.
Ratos Heróis Farejam Minas Terrestres-1ENCONTRADO DOENÇAS: Nem todos os ratos acabam aptos para esse tipo de trabalho, mesmo depois do treinamento. Se um animal não passa no teste final, o pessoal da ONG não os coloca em perigo. Mas eles ainda são úteis para a APOPO. Os ratos são treinados novamente, desta vez para farejar amostras de escarro humano e identificar tuberculose.

As amostras, que chegam de várias partes do país, são verificadas em testes de laboratório convencionais e passadas aos ratos caso o resultado seja negativo. Os animais são capazes de identificar a doença em amostras que deram um falso negativo, a fim de que ela seja reexaminada no laboratório.

De acordo com a APOPO, os ratos detectaram 7.000 casos de tuberculose que foram perdidos por testes convencionais. Isto potencialmente interrompeu 24.000 infecções, aumentando as taxas de detecção em 45%. Se você considerar o número de pacientes que foram curados por causa desses heróis, o impacto é enorme.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Recomendados para você:


Relfake

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.